História
1.2.1. Histórico de Criação
Foi um dos proprietários da Cia Melhoramentos de Papel, que teve origem na cidade de Caieiras, nome que foi dado a partir dos fornos de cal “Caieiras” que eram utilizados para fabricação de cal e celulose, matéria prima do papel. É importante ressaltar que dentre os produtos fabricados pela empresa o que mais se destaca é a produção de livros didáticos e paradidáticos através da Editora Melhoramentos localizada na Capital. O lema da Cia Melhoramentos “do pinheiro ao livro”, deu origem a inscrição na bandeira da cidade “Urbes Pinetorum”, Cidade dos Pinheirais, o que faz com que a empresa tenha uma grande preocupação com o meio ambiente sendo proprietária de sessenta por cento da área do município, em grande parte reflorestada.
A escola Otto Weiszflog foi fundada dentro da Cia. Melhoramentos de São Paulo nos anos de 1938 para atender os filhos dos funcionários. Comecem então as atividades com o grupo escolar, num prédio localizado junto à Estação Férrea da então chamada “São Paulo Railway”, que era na época de Santos a Jundiaí, para facilitar o recebimento de professores provenientes da cidade de São Paulo, anteriormente o transporte era feito de barco através do rio Juqueri.
Os alunos que porventura queriam ir além do primário deveriam dirigir para São Paulo. Após muitos anos foi construído o atual prédio e a escola mudou-se para instalações mais amplas para atender até o ginasial. Com as reformas educacionais provenientes de nossos governantes, a unidade escolar passou a ministrar cursos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e de 1º a 3º ano do ensino médio regular e suplência. Desde a construção até os dias de hoje a escola não sofreu ampliações de estrutura predial e se conservou com oito salas de aula, abrigando 40 alunos por sala, num total de 320 alunos por período.
1.2.2. Histórico do Patrono
Otto Weiszflog, de origem austríaca, chegou a Caieiras em 1899 juntamente com um grupo de alemães com objetivos claros de fundar a Estação Ferroviária e em seguida à Cia Melhoramentos de Papéis, que ocupava uma área de 95,5 quilômetros quadrados. Na época, a Cia recém-inaugurada fabricava telhas e tijolos, depois de fabricar diversos tipos de papéis, entre eles livros didáticos e paradidáticos. Para isso usavam grandes fornos de cal que eram usados para fabricação de cal e celulose, matéria prima do papel. Otto além de ser um dos fundadores da Cia e um dos precursores da fundação da cidade, teve papel importante no auxílio e resgate de imigrantes que chegaram ao Brasil e foram contaminados com a febre espanhola, vindo a morrer da vítima em seguida.
1.2.3. Histórico de relação e inserção da escola na comunidade (análise situacional)
Está localizada na confluência da via férrea hoje CPTU e a Rodovia Tancredo de Almeida Neves, onde recebe estudantes de vários municípios vizinhos e do município de Caieiras.
A escola é vista como ponto de referência nos moldes de disciplina e aproveitamento escolar de toda a região pela sua história.
Hoje os estudantes que frequentam a Unidade Escolar são na grande maioria de classe média baixa.
A unidade escolar oferece fácil acesso aos estudantes, pois está localizada a poucos metros do terminal de ônibus e da estação de trem. Por causa dessa localização privilegiada, recebemos alunos de municípios vizinhos e bairros distantes, tendo assim, uma clientela bastante heterogênea do ponto de vista cultural e socioeconômico.
O atendimento às vezes chega a ser conflituoso, pois pelas razões já mencionadas, a escola é uma das escolas mais procuradas da região. A participação da comunidade, e ainda bastante incipiente, sendo que faz parte do nosso projeto pedagógico o estímulo a uma maior participação.
Comentários
Postar um comentário